Exercício - Arpejos

|


Olá! Este post volta com mais uma lição retirada da revista Cover Guitarra n° 11 de 1995(!). É uma lição bem simples sobre arpejos elaborada pelo Alexandre Possendoro, que na época tinha uma coluna na revista.

Vamos à ela:
"A padronização de arpejos é uma boa munição para você guardar na memória. É um efeito interessante se for feita de maneira 'limpa' e bem 'centrada'. A idéia é fazer arpejos a quatro vozes nos seguintes gêneros: arpejos maiores com maior, menores com sétima menor, dominantes (maior com sétima menor) e arpejos diminutos numa progressão seguindo o campo harmônico maior. O exemplo n° 1 mostra uma seqüência de arpejos (AM7, G7, F7M, Em7, Dm7, C7M, Bm75b) que são feitos padronizados da seguinte forma: as sétimas (maior ou menor) e as quintas (justas ou diminutas) ficam numa mesma corda (no caso, corda E) e as terceiras e primeiras ficam nas duas cordas superiores (no caso, cordas B e G). Esta padronização fornecerá digitações muito mais fáceis de serem assimiladas e desenvolvidas com palhetada alternada. Ou então usando o sweep, a técnica que dará mais velocidade à execução. Agora o principal: você poderá usar os exemplos 1, 2 e 3, basicamente, ou num acorde de Dm7, ou num G7, ou ainda num F7M, dando um caráter lídio.
O exemplo 2 apresenta os mesmos arpejos, só que agora incluindo digitações nas cordas B, G e D. O exemplo 3 é uma variação dos arpejos em diferentes regiões e digitações. Estes exemplos podem ser usados em outras progressões, criando sensações diferentes. O importante agora é você assimilar as digitações e guardá-las em seu cérebro. Um grande abraço!"

Viram como é simples?! =D Agora vamos aos exemplos:


Exemplo 1

Clique para ampliar.

Exemplo 2
Clique para ampliar.

Exemplo 3
Clique para ampliar.

É isso, amigos. Em breve traremos outros exercícios pra postar no blog. Mas lembre-se, o objetivo do Riffs & Solos ainda não é entrar em detalhes sobre teoria musical. Infelizmente não somos muito bons nisso. Abraços!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

valeeeeeeeeeeu,

Anônimo disse...

gosstei cara manda mais

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.