Rainbow - Gates Of Babylon

|


Em 1974, Ritchie Blackmore estava enfurecido pelos rumos que o Deep Purple havia tomado. Glenn Hughes havia feito com que a banda incorporasse ao seu som elementos da soul music, ou seja, o Deep Purple estava com um groove e tanto. Com isso Blackmore resolveu sair da banda e montar sua própria banda - o Rainbow. Já em 1975 saiu o primeiro disco: Ritchie Blackmore's Rainbow (o nome já deixava bem claro quem é que dava as cartas por lá).

Depois de dois discos e vários músicos demitidos, a banda lança seu 3° disco intitulado Long Live Rock n Roll. É neste disco que se encontra a transcrição deste post, Gates of Babylon.

A música começa com uma introdução longa e cheia de teclados que dão uma idéia do que vem pela frente: um riff pesado e sombrio, graças à sonoridade da escala menor harmônica, que sempre foi muito utilizada por Blackmore em seus solos (Stormbringer e Wring That Neck são bons exemplos).

Aqui está transcrita toda a primeira parte da música, o riff principal e suas variações durante as estrofes. Como já foi dito, é utilizada a escala menor harmônica na tonalidade E. É um exemplo bem simples, mas aproveite para estudar esta escala que é, sem dúvida, uma das mais interessantes por sua sonoridade peculiar.
Bons estudos e até mais!

Clique para ampliar.

Clique para ouvir.


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.