Chuck Berry - Johnny B. Goode

|



"Embora não se possa dizer que uma pessoa inventou o Rock n Roll, Chuck Berry está muito próximo de ser a pessoa que juntou todas as peças essenciais"


Estamos aqui falando do cara que inventou tudo isso, amigos! Se não fosse Chuck Berry eu não estaria escrevendo isso, você não estaria aqui lendo e talvez nem um de nós tivesse nascido por que é muito provável que nossos pais tenham nos fabricado ouvindo alguma rock n roll power ballad!

Música-símbolo do rockn roll, Johnny B. Goode é um ultra clássico da guitarra. Imagine essa intro sendo tocada há 60 anos atrás! Simplesmente deveria ser o máximo. Algo como Smoke on The Water sendo tocada em 1973 ou Hey You em 1979. Porém, mais poderosa ainda era Johnny B. Good, pois nunca ninguém havia feito nada igual até então.

E como a simplicidade e a perfeição andam juntas, o riff inicial não é nem um pouco difícil. Completamente baseado na escala pentatônica, essa intro apresenta alguns elementos bem marcantes como bends uníssonos, slides e double-stops - tudo bem rock n roll mesmo. Vamos ao exemplo!

Clique para ampliar.





Clique para ouvir.


Guitarra Fender Stratocaster Standard - Clááááááássico!


PS: A transcrição completa será enviada para quem comentar esse post! Não se esqueçam de colocar o seu email! \o/

7 comentários:

Maurício disse...

Sobre a postagem,
Fraseado simples perfeito mostrando a força de uma Pentatônica. O rock nascendo em seu estado máximo de pureza e assim será por muito tempo, o que faz um bom disco de rock até nos dias de hoje. Poucos acordes e melodia bem presas ao Blue, rhythm and bleus, gospel, country. Realmente o simples e perfeito pode ser complicadíssimo de ser criado, depois é só ouvir e tocar.
Parabéns pela postagem.
Um grande abraço a todos.
Maurício deHavell.

Carolina Rezende disse...

Não me importo se me mandar o resto dessa música... UHASUSAUHSA (meu e-mail: kkau_rz15@hotmail.com)
Eu achava que fosse difícil de tocar, mas com o começo que postou, não é esse bicho de 7 cabeças, e é simplismente viciante! Comecei a tocar essa parte que tirei, não parei mais...
O que seria do rock sem o blues?

Parabéns pelo blog! Tá nos favoritos...

Cássio P. disse...

Posto aqui para comentar que o interesse por essa genialidade de chuck é eterna.
Aproveito para pedir que me envie o resto da transcrição, claro!
Abraços e parabéns pelo blog

Diego Matias disse...

Te mandaria, Cassio, mas o post é de 2 anos atrás... Não temos mais esse arquivo.
Abraço!

Anônimo disse...

"Cuck" Berry? Arruma isso aí.

Diego Matias disse...

Valeu pela correção. Passou despercebido por muito tempo.

Unknown disse...

nossa véio eu me amarro no som do blues, pra quem curti tem um filme que relata a vida de grandes nomes do blues se chama Cadillac Record's muito bom,
gostei da musica, manda ela completa pra mim cara
pepe_negozica@yahoo.com.br

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.