Iron Maiden - The Number of The Beast

|


Essa é café-com-leite! Postar esse riff ultra clássico é quase como postar um hype. É apostar no óbvio. Perfeito!

Esse é, sem sombra de dúvida o riff mais conhecido do Iron Maiden e certamente muito guitarrista já deve ter exibido pros amigos dizendo: "cara, eu sei tocar aquela música do Iron Maiden[bb]!".

Não sou o fã mais ardiloso do Maiden mas também fiquei eufórico com a turnê Somewhere Back in Time, pelo apelo de exibir a carreira gloriosa da banda. Só acho uma pena que eles não façam um show aqui no Morenão, em Campo Grande. Fica pra próxima.

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.


Revista Música - Leia no volume máximo!

|

Revista Música
Está no ar! Eu não falei nada por aqui pra não ser pretensioso e nem precipitado (feito os engraçadinhos do Qtrax) mas desde semana passada está no ar o novo blog Revista Música. A Revista nasceu da parceria com o Alexandre "Dente Preto" Paloschi, e da vontade de dar mais destaque aos blogueiros que escrevem sobre música, então teremos colaboradores (sim! Você também pode ser um! Entre em contato!) dando todo tipo de dica pra você que gosta de um som de qualidade.

O conteúdo é variado e passaremos longe de qualquer clichê, tanto das revistas e sites para músicos quanto dos serviços que bombardeiam notícias irrelevantes minuto a minuto. Escreveremos textos úteis pra quem gosta de ouvir e fazer sua música e leva o assunto a sério, então não deixe de visitar e participar com a sua opinião. Quer umas dicas? Então leia:
Gostou do que leu? Assine o Feed da Revista!

Os Mutantes - Eu só Penso em Te Ajudar

|


Eu não gosto de MPB. Com excessão de algumas poucas músicas, acho a música brasileira boba, tudo bem sem sal. Por esse motivo também nunca de muita bola pros Mutantes, mesmo sabendo que de lá saiu a Rita Lee[bb] e que o Arnaldo Baptista era o f*dão do rock nacional. Não ligava por causa da tal da tropicália, como é que uma banda de rock poderia ser séria com um rótulo desses?!

Daí, depois de toda minha vida sem tê-los ouvido, a banda resolve voltar e depois acabar de novo, e foi nesse período, lendo a matéria que o Jamari França postou no Jam Sessions (nome genial!) sobre o fim da banda, um monte de gente comentava a saída do Arnaldo como boa já que Sergio Dias fez sem o irmão um dos melhores discos da banda, o Tudo Foi Feito Pelo Sol.

Não deu outra. Futriquei a internet pra poder ouvir o disco e o encontrei na íntegra. Ouvi e como diz o meu parceiro Alexandre "meu queixo caiu e estou procurando até hoje". O disco é uma pérola do rock progressivo, SEN-SA-CIO-NAL! E foi desse disco que eu tirei Eu Só Penso em Te Ajudar, a transcrição de hoje. Rock and Roll de primeira! Não vou comentar o riff nem a música. Se você conhece, sabe o quanto é bom e como a banda está afiadíssima em cada acorde tocado. Se não conhece meu filho, vai já escutar!

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

DVD + CD Mutantes - Também sem comentários!

O blog é show de bola, sim senhora!

|

Obrigado, obrigado... É com muita satisfação que eu anuncio que o meu querido blog foi indicado pelo guitarrista e entregador Fanny Webber do Fanny in Box a não 1, nem 3, nem 4 mas 2 incríveis prêmios! Como isso é possível? Simples! Dou ao povo o que ele realmente quer, transcrições de guitarra, oras.

O primeiro prêmio é o "é um blog muito bom sim senhora!" e o segundo é o "esse blog é Show de Bola". Então tá, nada melhor que começar o início do fim de semana com o blog sendo premiado.

Indicar outros blogs é sempre difícil. Algumas vezes por já ter indicado antes, outras por não lembrar de nenhum nome. Então eu fiz uma busca rápida nos feeds que eu assino e indico os seguintes blogs pra continuarem estas duas correntes:

É isso! Abraço, galera!

The Darkness - Love on The Rocks With no Ice

|


O The Darkness surgiu e sumiu com uma velocidade assombrosa. O vocalista Justin Hawkins (o camarada aí da foto), principal responsável pela sonoridade da banda, certamente é uma das figuras mais esquisitas que o Rock já fez surgir, e o pior é que ele é muito bom! Hawkins conseguiu deixar suas influências bem explícitas em músicas muito diferentes. Aliás elas nem eram tão diferentes assim, já que compartilhavam de uma característica: gritos esganiçados!

Há quem goste apenas do primeiro disco deles (Permission to Land[bb]) e quem ache que toda a pose hard-glam-viado-rock fosse apenas máscara e estratégia pra vender discos, eu pouco me importo já que curti ambos os discos. O The Darkness teve uma carreira efêmera mas passou longe de ser "apenas mais uma banda".

Nossa transcrição aqui é da penúltima música do primeiro disco deles, disco que os levou à fama na Inglaterra e no resto do mundo. Nossa transcrição é do excelente riff de Love on The Rocks With no Ice!

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Pra fechar, o clip hilário de Girlfriend do disco One Way Ticket To Hell ...And Back!



Cante "Girlfriend" junto com o The Darkness!!

Anemonema? A maionese? Anamnese!

|

Cada coisa que acontece... outro dia eu li no blog do Gilson Lorenti um meme interessante de nome esquisito. Dois dias depois li o mesmo troço no Dente Preto e agora você tá lendo ele aqui no Riffs & Solos. Não vou enrolar. Tenho que responder umas perguntas, então vamos lá.

1. Quem faz sua cabeça?
Bem, minha cabeça foi feita na infância. Mas de uma jeito ou de outro, minha cabeça assimila coisas da minha família, namorada, amigos faculdade....
2. Quem corta seus cabelos?
Não sei. Quer dizer, sei mas não conheço. Corto meu cabelo numa barbearia perto do IBGE chamada JF. Tudo que eu preciso saber.
3. Quem te enche os olhos?
Fácil! Sâmela.
4. Quem enche seu saco?
Qualquer pessoa que me empurre o que eu não quero fazer. Tirando isso, as pessoas medíocres de maneira geral.
5. Quem não sai da sua cabeça?
Ué? Essa pergunta de novo?

Pronto! Acho que esse foi o meme mais fácil de responder. Indico pra continuar o Gattune!, Fernando Corp e o Long Live Rock and Roll.

Leia os 10 Mandamentos do guitarrista

|

Não, essa não é uma lista com piadinhas sobre manias de guitarristas (opa! uma idéia pra um post!). Acabei de ler no blog Fernando Corporations Music e vim indicar aqui esses ótimos ensinamentos sobre música, personalidade e humildade. Para ler, visite:

Particularmente, gostei muito da parte que diz: "Você só pensa em tocar guitarra 24 horas por dia? Pois está na hora de dividir a cabeça com outras formas de expressão artística."

Fica a dica. Aproveitem! Até mais!!!

Projeto de Lei para acabar com assinatura básica de Telefonia Fixa - Ligue Já!

|

Muito bem, esse post não é sobre música mas sobre algo mais sério. O blog Virtual Rock Star postou ontem sobre a votação para cancelamento da Tarifa de Assinatura Básica para os telefones fixos. Muito bem, trata-se do Projeto de Lei nº 5476 de 2001, do deputado Marcelo Teixeira do PMDB-CE.

Para saber mais sobre o Projeto, entre em
http://www2.camara.gov.br/proposicoes, digite os dados da lei e o nome do deputado e lerá o seguinte texto:

Ementa: Modifica a Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, determinando que a estrutura tarifária dos serviços de telefonia fixa comutada, prestados em regime público, seja formada apenas pela remuneração das ligações efetuadas.

Explicação da Ementa: Dispondo que o assinante pagará apenas a quantidade de pulso e minuto efetivamente utilizado; proibindo a cobrança de assinatura básica.

Certo, essa é a explicação. Agora o que você pode fazer é ligar para o número 0800-619619 (Seg a Sex - 08:00-20:00) e se manifestar sobre o assunto. Espera pra falar com a atendente e fala que está sabendo da votação de um Projeto de Lei pra acabar com a tarifa de assinatura básica da telefonia fixa. Ela pergunta se você quer se manifestar a respeito, você diz que sim e ela pergunta seus dados (nome, nascimento, cidade, telefone) e pergunta se você é a favor ou contra. Simples, fácil e grátis. Aliás isso é SEU DIREITO e meu também. Não podemos deixar essa oportunidade passar! Eu já liguei e o Rock Star também ligou.

Vou mandar um email pra todo mundo que eu conheço. Faça isso também e ajude!

Convidei o André Neves pra falar sobre isso no blog dele e já convido outros blogueiros pra que esse assunto não fique escondido, mas se torne público. Então, por favor divulguem, ok?

Esses são alguns dos blogs que eu leio. Se você ler esse post, faça o seu também e chame os blogueiros que você lê ou conhece pra ajudarem a divulgar, ok? Obrigado!

Wolfmother - Joker & The Thief

|


A austrália mal possui um número significativo de bandas famosas mas conseguiu emplacar AC/DC[bb] e recentemente o maravilhoso, incrível e f*dão Wolfmother. Nada mal pra um país fora da rota América-Europa. Bem que eles poderiam fazer um show aqui no Brasil, por que, sinceramente, depois que o Steve Morse entrou no Deep Purple[bb], John Lord pulou fora e o Ian Gillan - Caramba! hauahuahau- ficou com a voz parecida com a do Ralf, eu tô achando que iria valer mais a pena.

A transcrição que lhes trago hoje é o riff de Joker & The Thief, tocado com corda solta e ligados rápidos. Nada muito complicado, mas que exige treino para não embolar as palhetadas.





Clique para ampliar.


Clique para ouvir.


Resumão da Música Pantaneira

|

Procurando sobre o disco Polca Rock do Jerry & Croa, encontrei esse post no blog Ponto Cego com o belo nome Música Pantaneira. Lá temos um belo resumo das bandas do Mato Grosso do Sul e de suas características, algo difícil de se encontrar num mesmo texto. Se você ainda não conhece as bandas e quer saber mais daquelas que eu já comentei aqui no Riffs & Solos, aproveite!






Russel Allen - Unjustified

|


Em 2005 o vocalista do Symphony X[bb], Russel Allen resolveu lançar um disco solo. O resultado foi o fabuloso Russel Allen's Atomic Soul, um trabalho que mostrava todas as influências do vocalista. Com uma pegada sensacional, Allen mostra nas 11 faixas do disco toda a força da sua voz. E realmente o cara tem uma voz muito f*da! Além de tudo, ele ainda compôs e fez todos os arranjos das músicas.

Deste maravilhoso disco, temos aqui a transcrição do solo de Unjustified, a segunda faixa do disco e uma das a voz de Allen mais impressiona pela agressividade. Para tocar essa música você vai precisar de uma guitarra com Humbuckers[bb] e usar a afinação drop D.

Não vou dizer que é um solo difícil, mas existem algumas partes complicadas, não pela velocidade mas pela posição dos dedos que acabam se embolando. Então treine bastante com um metrônomo[bb] em uma velocidade que lhe seja confortável e vá aumentando gradativamente até chagar na velocidade da música. Então, vamos lá!

Clique para ampliar.



Essa é uma transcrição exclusiva do Riffs & Solos. Você não encontrará este solo em nenhum outro lugar durante um bom tempo, então aproveite! Até logo mais!

Roxette - The Look

|


A minha adolescência foi uma época esquisita porém muito produtiva em termos musicais. Nesse período eu conheci Legião Urbana, Roxette e Metallica[bb]. Cada um serviu pra uma coisa: Com a Legião eu aprendi a gostar de cantar, com o Metallica eu aprendi a tirar riffs e a afinar guitarra ouvindo Nothing Else Matters, já o Roxette me ensinou o que significavam "Fading Like a Flower" e outras expressões em inglês. Então a dica é essa: esqueça os cursos, se quiser aprender inglês de verdade compre um belo disco com as letras no encarte.

Agora não me aborreça. Vá pra transcrição! (sacou?)



Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Aprenda outro idioma. Compre o DVD do Roxette!

The Eagles - Hotel Califórnia (2ª parte)

|


Olá, amigos! Sem enrolação, aqui temos a segunda de 3 partes do solo de Hotel California, na versão gravada no disco "Hell Freezes Over", continuando exatamente de onde a primeira parte parou. Realmente, o The Eagles acertou nessa versão maravilhosa!!! Vamos à transcrição e lembrem-se de que ainda falta o final do solo.







Clique para ampliar.


Clique para ouvir.


Violão? É no Submarino!!!