21.8.08

Bon Jovi - Wanted Dead or Alive



Eu nunca aprendi tocar essa introdução. Ela soa maravilhosamente bem com todo aquele clima western e é um clássico do hard rock[bb] oitentista. E graças a um novo serviço (comento ali mais abaixo) encontrei a tablatura e agora fico aqui repetindo esta ótima frase!

A intro é tocada na escala menor de D, embora o tom original do resto da música seja em D maior. Isso ajuda a criar o clima faroeste da música além, claro do som encorpado do violão de 12 cordas[bb] usado pelo Ritchie Sambora. Jon Bon Jovi consegue criar tão bem este clima que o repetiu sob encomenda em Blaze of Glory, para o filme Young Guns II [bb](nunca viu? assista!). Agora chega de papo e vamos à tablatura de Wanted Dead or Alive:

  
 Clique para ampliar



Clique para ouvir.


Agora vou falar sobre onde encontrei esta tablatura. Hoje eu vi o post do blog Remixtures sobre o Songsterr. O serviço Songster é algo que facilitará muito a vida de quem toca guitarra e quer aprender um lick ou solo novo. O site mostra uma lista com bandas e músicas, e você clica e pronto, uma tela exibe (em flash) a tablatura e um player. Então você ouve os exemplos ali na hora, com um som MIDI de violão. Muito útil pra quem não tem o PowerTab Editor e nem pode ter o Guitar Pro 5.

18.8.08

Musica do Guns 'N' Roses vazou na internet


Acho que 10 entre 10 pessoas já foram fãs do Guns 'N' Roses. Também, nada mais justo, visto que a banda era muito boa! Todos já sabem da trajetória dela e de que Axl Rose está sozinho no comando.

Vazou uma música do disco novo Chinese Democracy, e o Gunners Brasil disponibilizou. Então, se você ainda é fã da banda ou tem curiosidade em saber como é o novo Guns, visite o Gunners Brasil e faça o download.

Até mais!

15.8.08

Promoção - Ganhe Template, Logo e Domínio para o seu blog

Achei no essa promoção no Usuário Compulsivo e acredito que ela seja muito útil! Sabe, você tem um blog e usa o Blogger, usa um daqueles temas horríveis que são "de grátis" junto com a conta no Google, e ainda tem um nome meio dífícil de ser lembrado como nomeestranhodomeublog.blogspot.com, agora pode contar com a ajuda dessa promoção!



De uma só vez você vai poder trocar a cara feia do seu blog, arrumar uma logo bem legal - pra por no Messenger, Twitter ou Orkut, whatever - e ainda mudar o endereço da sua página para nomeestranhodomeublog.com. Não é uma maravilha?

Para participar, faça uma referência à esta promoção no seu blog, confirmar sua inscrição via email e indicar 4 brothers! Fácil!

Os caras que eu indico são:
  1.  Por Essas Bandas - Um blog muito bom sobre bandas independentes. Gosta de coisa nova ou tem uma banda independente? Esse é o seu lugar!
  2.  Snes Classics - Quem não teve um Super Nintendo?
  3. Meio Desligado - Um dos melhores blogs sobre música da internet brasileira.
  4. Viciado Carioca - Os textos mais loucos da internet. Acredite, mais loucos mesmo.
Acho que a lista está boa. Claro que alguns ficaram de fora, mas tenho certeza que outras pessoas poderão indicá-los. Tomara que eu ganhe uma logo. Abraço!

Santa Esmeralda - Don't Let Me Be Misunderstood

Clássico absoluto! Essa é daquelas músicas da infância. Aquelas que você fica um tempão sem ouvir e quando finalmente ouve - já com 20 e tantos anos - fica com um sorrisão na cara. Eu fiquei assim quando ouvi ela em Kill Bill.



Quer a letra pra cantar? Clica aqui.

14.8.08

Iron Maiden - Wasting Love



O Iron Maiden[bb] é uma banda de Metal atípica. Embora muitos digam que eles são os precursores do Heavy Metal oitentista, as músicas do Iron carregam muita melodia em seus solos e na voz do seu principal frontman, Bruce Dickinson. Talvez todo o mito do Heavy Metal que eles carregam seja por conta do mascote Eddie e de músicas como The Number of The Beast.

O solo de Wasting Love é algo bem interessante. Se você está começando, será um ótimo exercício para seus bends e para sedimentar o conceito de nota-pedal (pedal point). Como a música é uma balada, não há muita dificuldade pra palhetar as notas no andamento certo. Treine bem e estará pronto pra tocá-la nas festinhas que aparecerem por aí!

 
Clique para ampliar



Clique para ouvir.

Como trocar as cordas do seu violão


Olá amigos! Acho que vocês até já saibam do portal de vídeos do cifraclub. É uma novidade interessante já que o foco deles sempre foi o aprendizado e o nosso também! Porém, como a abrangência de estilos deles é muito ampla, apenas alguns vídeos acabam sendo úteis por aqui, mas se você quiser aprender a tocar Capital Inicial[bb], boa sorte!

Um desses vídeos, muito útil por sinal, é este que mostra como se trocar as cordas do seu violão de nylon. Claro que é um conceito muito básico, mas o foco do Riffs & Solos sempre foi esse: ajudar quem está começando.

Assista:



Em breve, um vídeo de como trocar as cordas da guitarra! Até mais!

12.8.08

Guia para bandas independentes

Esse sou eu!!!

O Miguel Caetano postou sobre isso e eu não pude deixar de postar aqui também. Todos sabemos como é difícil seguir em frente com uma banda independente, sem grana, sem suporte e fazendo música estranha então... nem se fala! Mas como sempre aparece alguém pra ajudar nas situações mais adversas, não seria diferente com as bandas independentes - ou indies, eu não vou diferenciar nada aqui.

O guitarrista da banda Beatnik Turtle lançou o livro The Indie Band Survival Guide com dicas preciosas para as bandas desse meio, ou seja, 90% de todas elas. Uma pena, como o próprio Caetano disse, é que o livro é voltado para o cenário americano, que, convenhamos, é muito diferente daqui. Mas toda ajuda é bem-vinda, certo? Portanto, faça o download da versão online do livro e seja feliz!

PS: O blog Meio Desligado também tem um guia muito bom para bandas independentes, não deixe de visitar!
PS²: O link para download do livro não funciona, mas você ainda pode pegar dicas preciosas no site oficial.

11.8.08

Nova música do Metallica - Cyanide



Sejamos breves. O Metallica tocou no Ozzyfest uma música nova chamada Cyanide. O novo disco Death Magnetic será lançado no dia 12 de setembro. Existem vários vídeos por aí, mas como somos gente boa, aquie temos o áudio. Claro que a qualidade não está lá essas coisas, mas já dá pra sacar qual a idéia dela.



Clique para ouvir.


E ae? O que acharam?

Pacotão de tabs para guitarra 02

 
Olá amigos! Estamos de volta com mais um pacotão de tabs! O primeiro foi bem legal e rolou até uma tentativa de interação com a imagem do post, mas que, graças à minha distração, foi completamente falha... mas deixemos isso pra outra conversa.

Como o meu PC ta abarrotado de tabs - nem tantas assim mas está - periodicamente vou fazer um pacotão de tabs e matar dois coelhos numa cajadada só: vocês ganham mais um material pra treinar e eu faço um backup online dessas coisas. Perfeito! E nesse pacotão temos, além de tabs completas em PDF, as tabs no formato GP5 para aqueles que usam o Guitar Pro e também um exercício de pentatônica elaborado pelo Fábio "Corvo" Terra, do Bando do Velho Jack.

Então, baixe o pacote de tabs aqui e tenha bons estudos!

10.8.08

Metallica - Eye of The Beholder


 
Há 20 anos atrás o Metallica lançava um dos melhores discos de sua carreira: And Justice For All. Com uma produção bem diferente dos discos anteriores e agora contando com Jason Newsted no baixo, a banda parecia seguir um rumo diferente, já que as músicas estavam mais compridas e com arranjos elaborados, quase progressivas.

Não sei vocês, mas eu acho esse disco muito foda! E olha que eu nem gosto muito de One, que na época virou unanimidade e é classico absoluto até hoje. Esse foi um dos últimos discos que eu ouvi e nessa época ja conhecia metade do trabalho da banda. Achei estranho mas mesmo assim era muito bom.Com riffs pesados e solos matadores, o Metallica continuou de forma genial o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e mostrou que a perda de Cliff Burton não tirou a banda do caminho - por enquanto.

Temos aqui o solo principal da música Eye Of The Beholder, a 3ª faixa do disco. O uso da alavanca pelo Kirk Hammet deixa o início do solo bem complicado, mas as coisas ficam mais simples daí pra frente. Note o uso da escala menor harmônica e os ligados. O solo é difícil, mas nada que um pouco de treino não dê jeito. 
Bons estudos!

Clique para ampliar.





Clique para ouvir.

9.8.08

AC/DC - Highway To Hell


Alguns dizem que esse é o melhor disco da banda. Eu discordo. Não acho nem mesmo o melhor da fase Bon Scott, mas isso não quer dizer que o disco não seja bom. Aliás, é um clássico absoluto com músicas matadoras como If You Want Blood.. You've Got It e, é claro, Highway To Hell.

Highway To Hell é bem diferente das outras composições da banda. É quase um single do disco, por que não tem muita firula, não é comprida e tem um solo bem simples. Perfeito! Clássico absoluto, não só da banda mas do Rock!

A introdução da música é feita com acordes abertos, uma das característica dos riffs de Angus Young. Aqui temos apenas os acordes A, D/F# e G formando uma das introduções mais conhecidas de todos os tempos.

Toque apenas as cordas que fazem parte do acorde e não tenha medo de sair tudo embolado. Bons estudos!!!

Clique para ampliar.




Clique para ouvir.

Matanza - Clube dos Canalhas


Muito bem amigos e leitores! Finalmente voltamos aos bons tempos por aqui, quando as tablaturas imperavam e a conversa fiada era pouca.

Depois de um tempo obscuro sem internet e com a vontade de recomeçar, mudamos o tema, fomos a um show e pronto: resolvemos botar essa m*rda pra funcionar de novo. E acho que voltamos em grande estilo!

A nossa transcrição de hoje é de um excelente riff do Matanza, a banda carioca que fez o rock brasileiro voltar a ser macho como o Zeca Bordoada.

A técnica usada pelo guitarrista Donida (foto) é bem simples, ele toca com palhetadas rápidas e palm-mutting, criando um tema rápido e ritmado. Excelente pra se acostumar com salto de cordas, já que a última nota de cada compasso, é na 4º corda, enquanto todo o resto é executado na 6º.

Vamos ao riff:

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Como remover o Haloscan do seu blog!


Depois de muita dor de cabeça, eis que surge a resposta: como remover o Haloscan do seu blog. Infelizmente essa cirurgia no HTML aqui do blog nos custou um preço alto e perdemos todos os nossos comentários, mas eu acredito que como o Riffs & Solos é um site informativo, os comentários, principalmente com dúvidas, não vão demorar para aparecer.

Depois de utilizar o Haloscan como gerenciador de comentários por um bom tempo - quase um ano - aconselho aos iniciantes a não utilizá-lo. Embora ele seja bastante difundido tem algumas desvantagens em relação ao Intense Debate. Uma delas é você não poder exportar seus comentários se é um usuário com conta free. Outra desvantagem é a falta de suporte em relação à própria desistalação. Pode procurar no site inteiro que você não vai achar! E pra fechar com chave de ouro, o fato de ter de fazer login no site toda vez que chega um comentário novo pra saber qual post foi comentado.

Bem, chega de entretantos e vamos aos finalmentes. Para remover, deletar, destruir, acabar com o Haloscan no seu blog faça o seguinte:

Faça o login no Blogger.
Clique em Layout -> Editar HTML -> Expandir modelos de Widget
Procure e remova as seguntes linhas:Se tudo deu certo, seu blog está livre desta maldição e voltará ter o sistema de comentários do Blogger.