Tablaturas no Guitar Pro: Parte 2 - Inserindo notas

|


O Guitar Pro 5 tem uma estrutura de inserção de notas bem simplificada. Fácil de ser usado por qualquer pessoa com ou sem conhecimento teórico. Para aqueles que conhecem notação musical, é possível inserir as notas diretamente na partitura, bem como também é possível inserí-las nas linhas da tablatura. Para alternar o campo onde as notas serão inseridas, use a tecla TAB.

Outra opção é exibir apenas as linhas que deseja usar (tablatura ou partitura) clicando no menu exibir e selecionando 'esconder notação standard' ou 'esconder tablatura', como mostra a figura abaixo:


Bem simples, não?

Ok. Agora que você já consegue escolher o que vai ver na sua tela, vamos começar com um conceito simples: os números de 0 a 9 definem as notas em uma tablatura. Cada linha na tela representa uma corda da guitarra, a partir da 1ª 'mi' (E) aguda até a 6ª 'mi' grave, seguindo esta ordem:
E - B - G - D - A - E
Segundo esta regra, se você digitar '3' na primeira linha de cima, estará digitando a nota Sol (G) na primeira corda da guitarra. O número representa a casa onde a nota será digitada no braço do instrumento e a linha indica a corda que será tocada. Você pode mudar de corda usando as setas do teclado. Para digitar as notas do acorde Dó maior (C) em sequencia, como num dedilhado, digite os números nesta ordem: '0' na última corda, '3' na quinta, '2' na quarta, '0' na terceira, '1' na segunda corda e '0' na primeira. O desenho formado será o seguinte:


Essas notas estão em sequencia...

Notas em posições subsequentes, não importando em qual corda estejam, são tocadas uma após a outra, e não importa quantas notas estejam numa mesma linha, o que determina quem vem antes é a posição que ela ocupa em relação às demais. Para tocar notas juntas, como num acorde ou power chord, escreva-as uma sobre as outras nas cordas (lembrando que é impossível tocar mais de uma nota por casa...).

... E essas estão em um acorde.

Aqui temos um Dó maior tocado como num acorde. Como você pode ver, notas sobrepostas são tocadas juntas. Todas têm o mesmo valor. Ah, e caso queiram saber como, você pode usar qualquer tecla numérica para inserir notas na partitura. Até mais! O próximo post será sobre como alterar a duração das notas no Guitar Pro 5.


Instrumentos Musicais - Submarino.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

cume quis les tabatura io tinhotei maisi naum cunsigi min agude pur favoris

Anônimo disse...

Maravilha! Quando é que sai a parte 3?

Diego Matias disse...

Já saiu. Procure na categoria 'Tutorial Guitar Pro'.

Paulo disse...

por favor desculpe se a pergunta pode ser idiota mas como atribuir funçoes no caso se entrar um 3° guitarrista em uma banda de rock?

por favor responda t+

Diego Matias disse...

Paulo, depende do estilo da sua banda. No Iron Maiden funcionou muito bem, já que eles sempre usam solos dobrados e nessa hora, o 3º homem, fica na guitarra base.

Agora, não dá pra encaixar em uma banda punk pela "simplicidade" das bases.

O que pode ser também é ter um guitarrista de habilidade média para trechos simples, um bom guitarrista pra executar coisas mais complexas, e um virtuoso pra descer a mão nas horas em que os outros não conseguem...

Você pode ter vários casos. Tudo vai depender do estilo da sua banda.

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.