Tutorial: Como escrever talaturas no Guitar Pro - parte 1

|


O Guitar Pro (aqui falarei da versão 5) é sem sombra de dúvida o software de edição de tablaturas mais conhecido e usado pelos guitarristas. Muitas das transcrições que posto aqui no Riffs & Solos são feitas, editadas ou exportadas pelo Gp5 antes de aparecerem aqui.

Então farei uma série de posts com o objetivo de ensinar alguns recursos básicos do programa para que você também possa usá-lo para editar e transcrever suas músicas próprias ou favoritas. Vamos lá:

1 - Definindo um instrumento.

O Guitar Pro 5 tem um banco enorme de instrumentos para simulação. Alguns utilizam o banco RSE (real sound engine) para simular um timbre mais próximo do real e outros simplesmente utilizam MIDI. Basicamente, os instrumentos de corda (guitarra, violão, baixo) e percussão (kits de bateria) estão lá com esta opção. Para escolher seu instrumento, o programa mostrará a seguinte tela ao iniciar:

Tela de seleção de instrumento

Se, ao iniciar o programa esta tela não aparecer, clique na barra de instrumentos sob a tela principal. Por padrão, o Gp5 abre o Acoustic Guitar (Steel) e o que você precisa fazer é clicar sobre o nome do instrumento para que a tela acima apareça.

Clique no nome do instrumento para que a tela de seleção apareça.

Após ter feito isto, basta percorrer a lista de categorias (sopros, baixos, baterias, cordas, teclas) e selecionar um item à sua escolha. O teclado numérico também serve como atalho, então se você souber o número do instrumento que irá usar, poderá digitar o número dele assim que a janela aparecer (violão de aço é o número 25, enquanto a guitarra com overdrive é o número 29).

No próximo post, você verá como digitar uma sequência de notas nas linhas de tablatura do Guitar Pro. Até lá!


Submarino.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.