Peter Frampton - Breaking All The Rules

|



Peter Frampton

Ah o passado... como eram livres e belas as canções feitas nas décadas que já se foram. Pra continuar nesta linha e defender a "velha-escola" aqui vai uma linda canção de 1981 (olha só! nem é tão velha!).

Peter Frampton foi o principal divulgador do nosso instrumento e também do dispositivo intrigante chamado Talk-box. A música que está no nosso post de hoje já foi tema de comercial de cigarros e é um clássico com ótimo riff e levada muito agradável. Dá pra viajar fácil ouvindo a melodia contagiante e. Aí vai um vídeo com cenas muito boas e a transcrição.





Clique para ampliar.



Clique para ouvir.

Dio - Born on The Sun

|





Este disco foi o segundo que ouvi de Ronnie James Dio[bb] e, embora seja muito diferente do Holy Diver (o primeiro que conheci) curti demais as músicas. Todas elas!

O Holy Diver tem um estilo bem Hard, enquanto neste disco de 1990 podemos ouvir riffs mais elaborados, timbres de guitarra mais pesados e muitas mudanças de andamento em cada música. Neste clima mais trabalhado, Born on The Sun se encaixa como um belo exemplo de riff não convencional que soa muito bem. As músicas definitivamente passam longe de licks convencionais. Vale muito a pena!



Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Queen – Bohemian Rhapsody - Pt. 2

|


music-scene-waynes-world

Bohemian Rhapsody é uma maratona musical repleta de climas e momentos épicos. Este trecho é o riff que marca a volta da música ao seu “normal”, após alguns minutos em clima de ópera. Brian May construiu um riff simples, melódico e altamente empolgante que ficou muito bem representado por Mike Myers (muito antes de ser Austin Powers) e seus amigos na melhor cena de Wayne’s World 2[bb]!

A parte técnica deste trecho é bem simples e irá exigir um pouco apenas dos guitarristas que estão começando, já que a melodia tem um ritmo marcante e enérgico. Então, treine bastante para tocar com a pegada que a música merece. Aliás, o solo de Bohemian Rhapsody já foi publicado aqui no blog!

queen_bohemian_pt2

Clique para ampliar.

Clique para ouvir.

Metallica – All Nightmare Long

|

hetfield

Falei deste disco no último post - Meus Próprios Meios, do Oficina G3 – e vim postar um riff dele. All Nightmare Long é a quinta faixa do aclamado Death Magnetic, disco que colocou o Metallica de volta aos eixos e apagou de uma vez por todas a tenebrosa lembrança que tínhamos de St. Anger.

O trecho é um dedilhado bem simples, que utiliza um recurso muito comum: afinação “Drop D”, onde apenas a 6ª corda é afinada um tom abaixo do original (descendo de E para D). Hetfield utiliza um timbre bem limpo e encorpado, portanto, para soar como a gravação original, procure ter captadores duplos[bb].

metallica_nightmare_long

Clique para ampliar.

Clique para ouvir.

Oficina G3 – Meus Próprios Meios

|

juninho_afram_desenhoCompre
 

É isso mesmo! Quem é vivo sempre aparece. E por isso, após um looongo período sem postar, resolvi gastar meu tempo por aqui novamente. E para retornar, um senhor (hehehe) riff de guitarra de um dos maiores mestres do instrumento no Brasil: Juninho Afram!

Antes de falar do exemplo, preciso falar do disco Depois da Guerra, e posso fazê-lo com apenas uma palavra: INACREDITÁVEL! Se você ainda não ouviu dê seus pulos, pois está perdendo o melhor disco de rock pesado do ano passado. Digo a você que nem o novo disco do Metallica[bb] me animou tanto quanto o Depois da Guerra. Riffs musculosos, bateria desenfreada, baixo pulsante e um vocal poderoso fizeram deste trabalho uma obra-de-arte.

Agora vamos à faixa título deste post: Meus Próprios meios começa emendando um riff pesadíssimo iniciado na faixa anterior (uma vinheta, recurso usado também no trabalho anterior, Além do Que os Olhos Podem Ver) e que nos leva ao vocal de Mauro Henrique. O exemplo não tem nada de mais em termos de arranjo, mas vai cobrar de você uma boa dose de palhetadas alternadas. Note que a afinação da guitarra não é a clássica EADGBE, mas CFA#D#GC.

oficina-meus-proprios-meios Clique para ampliar.

Clique para ouvir.