Jeff Beck - Cause We've Ended As Lovers

|


Provavelmente ja devo ter contado sobre isso aqui, mas ainda me surpreendo com a forma com que encontrei esse disco. Estava jogado dentro de um cesto com dezenas de outros cds, todos com preço único de R$ 9,90! Lembro que falei pro meu irmão: cara, tá na hora de a gente saber quem é o Jeff Beck, afinal é um guitarrista de quem se ouve falar a todo instante.

No fim das contas, por apenas 10zão, acabei comprando um dos melhores discos de todos os tempos. Blow By Blow é de uma genialidade no mínimo indescritível. Grooves pra todo lado e virtuosismo jazzístico à vontade são dois dos ingredientes responsáveis pelo sucesso do disco.

No meio de tudo isso está a música "Cause We've Ended As Lovers", composta por nada menos que Steve Wonder - uma pena eu não ter conseguido ouvir a versão original. Uma balada bem calma, mas que logo se revela uma música emocionante, com muito feeling e um clímax em seu solo.

É justamente esta parte que está transcrita aqui. A parte mais intensa do solo feito por Beck. Devo dizer que, embora a velocidade com que ele toca não seja das mais rápidas, conseguir reproduzir o som que ele tira da guitarra é algo muito difícil. Jeff Beck toca com os dedos, adotando a palheta em casos raros como "Scatterbrain", por exemplo. Por este motivo ele põe intensidades muito diversas em cada nota, fazendo com que cada parte da música tenha uma intensão bem distinta da outra. Sua peculiaridade só aumenta pelo fato de Beck fazer um uso ostensivo da alavanca, o que gera efeitos sensacionais que são impossíveis de se dissociar da música.

Clique para ampliar.



Clique para ouvir.




PS: Transcrição completa pra quem assina a newsletter!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.