Twin Guitars: O Som do Southern Rock - por Fábio Terra

|

Nada caracteriza mais a sonoridade do Southern Rock do que o trabalho de Twin Guitars ou guitarras gêmeas, o som delas sempre se harmonizando em 3ªs é um dos pontos marcantes do som sulista. Nesse pequeno exemplo eu mostro como usar a escala pentatônica, no caso Am7, e harmonizá-la dentro de um contexto melódico.

O truque ou a manha é simples, basta pegar o 1º shape e tocá-lo junto com o 3º shape conseguindo assim, a sonoridade característica. Esse elemento foi usado no 1º disco do Allman Brothers, principalmente para convencionar as partes antes dos improvisos ou da entrada de algum solo, logo, bandas como Lynyrd Skynyrd, Outlaws, Blackfoot também usam dessa sonoridade.

Para se fazer esse exercício peça a um colega que toque junto com você, outro detalhe é que a escala está em colcheia terminada, ou seja, a contagem fica sempre em 1 2 3; 1 2 3... Acentuando sempre no 1. Repito que é importante conhecer os 5 shapes ou inversões da pentatônica, e o jogo é o seguinte: Toque o 1º shape junto com o 3º; ou o 2º com 4º; ou o 3º com 5º ou então o 5º com o 1º novamente. Se tiverem alguma dúvida, é só escrever para colunasouthrock_corvo@hotmail.com
Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

DVD duplo: Allman Brothers Band - Live at The Beacon Theatre

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.