Pink Floyd - Shine On You Crazy Diamond

|


E ae pessoal, aqui é o Gustavo Squall. O Diego me convidou para escrever aqui no Riffs & Solos também e um convite desses não dá pra negar.

Como primeira coluna, escolhi o solo da música Shine On You Crazy Diamond do Pink Floyd[bb], feita em homenagem a Syd Barrett, membro fundador do grupo. Não só porque foi composta por David Gilmour, que é na minha opinião um dos melhores (se não o melhor) guitarrista do mundo, mas também porque ela é um exemplo gigantesco do que podemos fazer utilizando somente uma escala pentatônica.

A música está no tom de Gm (sol menor), e as partes de guitarra da música inteira também foram construídas utilizando somente a escala pentatônica deste tom (G - Bb - C - D - F). Quando me dei conta disso realmente me surpreendi, pois a considero uma das mais perfeitas músicas já compostas.

O solo transcrito aqui é o do meio da música, depois que o vocal já cantou verso e refrão. Ele não é complicado, é bem simples até, mas preste atenção nos bends. David Gilmour sempre usava-os a seu favor, colocando bastante expressão e musicalidade neles.

Até a próxima coluna pessoal.

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.