5 shapes de Pentatônica para Southern Rock - Fábio Terra

|


Olá, amigos! Hoje é um dia muito especial pra mim e para o blog. Estreamos aqui uma coluna de Southern Rock com os licks e as manhas do estilo desvendados pelo guitarrista do Bando do Velho Jack, Fábio Terra!

Neste primeiro post, ele nos mostra 5 shapes de pentatônica menor com sétima (na escala Am) onde cada progressão se inicia em uma parte da escala e dá várias possibilidades a partir daquelas 5 notas originais. Fábio Terra também estreou na Revista Música hoje com uma coluna também sobre Southern Rock. Imperdível pra quem curte classic rock e imperdível pra quem é fã do Bando!

Os cincos shapes da pentatônica são de uma enorme importância dentro do blues rock, não poderia ser diferente no Southern Rock.

Muito do que as bandas fazem são diretamente ligadas à essa escala Dickey Betts e Duane Allman as usam em quase todas as músicas do Allman, um exemplo disso é a intro de Ramblin Man ou a também intro de da versão de Hoochie Koochie Man que os caras mandaram, mas é preciso, inicialmente, dominar os cinco shapes ou inversões, par depois harmonizarmos as guitars.

Outra banda que usa dessa escala é o Lynyrd Skynyrd, da qual a história e os truques irei falar no decorrer dessa coluna. Faça com calma e obtenha total independência entre os shapes. Decore os 5 shapes da pentatônica, eles serão importante na construção das twin guitars, onde a maioria das frase são feita à partir dessa escala.

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.



1 comentários:

Anônimo disse...

PAREN DI PIROCAR O GUITAR PRO SEUS F**** ** *****

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.