Banda Lítera - Rock com simplicidade e pegada

|

Este é o primeiro post do ano aqui no Riffs & Solos e precisava ser algo especial. Então vou escrever sobre a banda gaúcha Lítera uma ótima sugestão do meu parceiro Guilherme Ostrock, do blog Qualidade Sonora.

Não é a primeira vez que me meto a falar de bandas que estão do lado de fora do mainstream, eu já falei aqui sobre o excelente Yellow Plane mas a diferença é que não pude postar um riff ou solos da Lítera, por que eles simplesmente não fazem solos de guitarra. Então este é um review da banda e não apenas de uma música ou riff.

Pelo que eu li, tanto no site da banda (www.litera.mus.br) quanto na página deles do MySpace - que ironia, não - as influências da banda são tão distintas quanto Dream Theater e Legião Urbana[bb], mas ainda assim deu pra notar uma direção musical muito bem definida quando li que também carregam traços dos Los Hermanos[bb], Gram e algo de MPB. Bem, isso seria o suficiente pra eu deixar o review de lado, mas conhecer bandas novas é obrigatório pra quem gosta de música e quer ser músico. Resultado: ouvi todas as músicas e gostei muito!

Não vou mentir: sou muito relutante quando se trata de música introspectiva e rock alternativo, mas também sou fascinado por competência e criatividade, e esse é o ponto forte da Lítera. Seja na levada que lembra o início da Legião Urbana em Lá se foi ou na introdução simples, dançante e ao mesmo tempo triste de Dois, a banda se desprende das referências e manda bala com arranjos legais e que não soam como mera cópia. Ao cuidar dos detalhes e produzir as músicas para soarem completas, a Lítera ganha importância e passa isso pra cada acorde tocado e cada verso grudento cantado.

Se essa sonoridade indie de guitarras[bb] fazendo acordes com pouca distorção, está cada vez mais em evidência, a Lítera parece conseguir usar a característica a favor das suas músicas. Assista à apresentação da banda no Bar Opinião, em Porto Alegre:



Este post é uma parceria com o Qualidade Sonora, então leia mais sobre a banda Lítera no blog do Guilherme Ostrock.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.