Gibson Robot Guitar

|

As guitarras Gibson[bb] todos nós conhecemos faz tempo. Nas mãos de gente como Joe Perry, Slash, BB King e Zakk Wilde essas guitarras praticamente contam uma parte da história da música do século passado e depois dessa invenção pode ditar os rumos do futuro da guitarra. A Gibson Robot Guitar é uma guitarra que simplesmente se afina sozinha.

A Robot Guitar possui um knob especial chamado "Master Control Knob" ou simplesmente MCK. Nele está toda a diferença em relação à uma guitarra comum. Atuando como um knob "push-pull", o MCK quando abaixado funciona como um controle de volume normal e quando levantado ativa o sistema de afinação automática da guitarra.

Não é uma beleza?

Inicialmente, o MCK afina a Robot Guitar na afinação convencional "EADGBE" mas existem ainda 6 configurações diferentes para afinar a guitarra. Pode ser na afinação "Drop D" ou ainda em G aberto. Com certeza isso vai facilitar muito a vida de nós guitarristas, afinal quem não acha desagradável ter de esfriar aquela apresentação magnífica por que as cordas da sua guitarra estão desafinadas.

O MCK possui ainda um conjunto de leds que acusam se existe alguma corda desafinada e possibilita a afinação tanto de todas as cordas juntas como de uma corda individualmente, não é uma maravilha?

Se essa tecnologia vai ser definitiva a ponto de todas as guitarras do futuro tenham este dispositivo ainda é cedo para dizer, assim como a guitarra USB. Todos sabemos que, embora a tecnologia sempre tenha andado ao lado da música, em termos de guitarra as coisas não são assim tão simples. Um bom exemplo disso são os amplificadores que, com o tempo passaram a ser fabricados com transistores no lugar das obsoletas válvulas e mesmo assim os guitarristas ainda preferem os amplificadores valvulados.

As boas e velhas válvulas.

Com o tempo saberemos se essa invenção realmente vai mudar a história do nosso querido instrumento ou não. A Robot Guitar pode ser comprada nos EUA a módicos U$ 2.499. Vamos ver quanto isso vai custar aqui no Brasil.

Para finalizar, veja a Robot Guitar funcionando de verdade nesse vídeo:



Escrevi este post depois de ler esta matéria no meio-bit. Se tecnologia é o que você gosta, aparece lá.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.