Blogs também ensinam, é só querer aprender

|

Finalmente respondendo a mais uma tarefa do Desafio: 21 dias, do Blosque, escrevo o que aprendi neste primeiro ano no comando deste blog de transcrições para guitarra e aproveito pra falar também dos meus erros.

Eu comecei meu blog por acaso e bem devagar, fui entendendo e adquirindo algumas manhas que eu achava que não seriam necessárias por pura inexperiência. Não imaginava que acabaria aprendendo (na marra) alguma coisa sobre css e que leria muito sobre assuntos mais técnicos, como HTML e mesmo feeds rss, que no final acabam sendo básicos pra quem tem um blog.

Sobre como a blogosfera funciona e se relaciona, dá pra pensar nela como uma grande mesa de jantar, onde os mais velhos e mais respeitados sentam-se à cabeceira, e se você quer fazer parte da festa, procure sentar ao lado de quem você acha legal, pra poder conversar. Existem desentendimentos mas vejo muito mais interação e amizade entre blogs que competição direta. Isso é a grande porta de entrada pra quem está começando. Simples: participe do blog que você gosta e ele será seu amigo. Esta foi a melhor coisa que aprendi em 2007.

Mas esse foi meu 1º ano como editor de blog (melhor que blogueiro, não?). Os meus primeiros meses foram tranqüilos, mas não demorou pra eu começar a fazer besteiras. Mas estragar o layout foi apenas um detalhe. Os piores erros foram por demorar a perceber como funcionava o sistema:

1º Não procurei outros blogs e outros sites. Com isso meus posts ficaram restritos às trasncrições. Só que nenhum guitarrista vai ler o blog se outros blogs não falarem dele. Daí você vira um blogueiro ilha sem nem um coqueiro pra fazer sombra.

2º Não sabia fazer links da maneira apropriada e sempre linkava com o sem graça clique aqui. Meu amigo Rodrigo me passou a bola sobre este erro e eu corrigi timidamente até ler o texto "Por Que Você Não Sabe Fazer Links?" do Alessandro Martins.

3º Achava que eu era o único blog de música, mas precisamente sobre rock and roll. Ledo engano. E quanto mais conheço outros blog mais gosto de participar.

4º Não segui o conselho do Anderssauro pra mudar pro Wordpress. Não posso dizer que seja, "Meu Deus, como isso é errado!" mas estou muito convencido de que terei melhores opções naquele sistema.

Estes foram alguns dos erros que cometi no meu primeiro ano com o Riffs & Solos. Espero que ano que vem meus novos projetos se desenvolvam como espero e que eu consiga explorar todo o potencial deste blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.