Os Plugins para Blogger que uso no Riffs & Solos

|

Este post é minha resposta aoconvite para o "meme" proposto pelo amigo Calebe Aires, mentor e gerente do Gattune!, o blog sobre web 2.0, que escreveu sobre os plugins para Wordpress (a famosa plataforma de publicação em blogs) que ele utiliza.

Primeiro, você leitor que não tem um blog ou começou nisso há pouco, deve saber que existem diferenças gritantes entre o Wordpress e o Blogger. A básica é que o Wordpress te permite publicar seu blog de maneira independente, com seu próprio servidor, seu próprio layout e (claro) seus próprios plugins - que são como funcionalidades extras - já que ele não é restrito como o serviço que utilizo aqui; enquanto o Blogger é, como já disse, limitado a uma plataforma estipulada, embora existam várias modificações para adicionar funções que não existem originalmente.

1 - Agora sobre o Riffs & Solos, devo dizer que não utilizo nenhum dos famosos hacks disponíveis por aí, por dois motivos:
Tempo: houve um período no blog em que eu era louco para deixar meu layout lindão e f*dão até que optei por algo mais simples e funcional como está hoje, então deixei de lado as modificações. Ademais, procurar e preparar as transcrições para postar aqui consomem boa parte do meu tempo online. =)

2 - Layout provisório: meu sonho de consumo ainda é encontrar um template com 3 colunas que se encaixe nos propósitos do blog e que sirva perfeitamente para a apresentação das transcrições da melhor maneira.
Mas não se desiludam, vou listar aqui os serviços que utilizo para manter o blog como vocês conhecem:

Haloscan - Conheci no blog DCarbono e acho que a maioria das pessoas que têm blog, especialmente as que utilizam o blogger, conhecem esse serviço de gerenciamento de comentários. Pesando os prós e contras, ele me vale muito à pena, principalmente pela customização do layout.

Zookoda - Conheci o Gerenciador de Newsletters Zookoda no excelente blog Repositório do Marcelo Antunes e passei a utilizá-lo depois de ler o tutorial que ele fez. No começo foi difícil, mas agora ele me é muito útil, principalmente por eu ter uma noção do funcionamento do blog através do número de assinantes.

Dewplayer - Esse é o nosso player. É com ele que você sabe o que vai tocar quando baixar aquela transcrição que eu postei. Simples e funcional, o dewplayer foi, para mim, um achado numa época em que eu não fazia idéia do que eram os benditos players em flash.

É isso. Tudo por aqui é bem simples e não tem mistério. Espero que vocês leiam as demais respostas ao post do Gattune! e conheçam mais plugins para blogs. De minha parte, convido para responder à corrente os amigos Guilherme Valadares, Guilerme (d_gui), (que me indicou para o prêmio blog 5 estrelas), Marcelo Antunes e a Nospheratt para falar dos hacks que ela utiliza no Blogando por Dinheiro. Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.