Influências

|

Lembro-me exatamente de quais eram minhas referências quando comecei a tocar. Pro incrível que pareça comecei ouvindo três bandas: Green Day, The Offspring e NOFX. Nessa época eu tinha meus 15 anos e achava tudo isso o máximo. Gravava especiais do Green Day pela MTV e tudo mais. Com o tempo fui apresentado a outras bandas como Guns N' Roses, Aerosmith e Metallica. A partir daí virei um autêntico roqueiro: cabelos compridos, calças rasgadas e All Star muito sujo, sempre carregando meu violão pra toda parte e tocando mesmo quando ninguém queria ouvir.

As coisas começaram a mudar quando um amigo meu, cujo pai mora no Japão, me emprestou uns discos da Coletanea do Led Zeppelin. Daí pra ouvir Deep Purple foi um pulo, e ninguém melhor pra te mostrar como se toca guitarra de verdade do que Ritchie Blackmore. Fui me aprofundando cada vez mais: Beatles, Yes, Rolling Stones, Jeff Beck, Jimi Hendrix e por aí vai. Quando se começa a ouvir esse tipo de música - atemporal - nunca se ouve demais, nunca se deixa de ser surpreendido e nunca se fica satisfeito. Quanto mais melhor.

A grande questão é: estão as minhas influências de acordo com os leitores do blog? Os exemplos aqui postados são todos de grandes bandas que fizeram e ainda fazem a cabeça de milhões de músicos mundo afora, mas é isso que um sujeito que acaba de se interessar por guitarra ouve? Acredito que não, mas não sei dizer o que essa galera ouve. Pode ser Linkin' Park, Limp Bizkit (ainda existem essas aberrações?), The Killers, The Racouteurs ou Franz Ferdinand... não sei.

Apenas acho importante que o guitarrista se desligue das influências negativas. Existem meios que não vendem música e sim a imagem do músico(?). Nesse âmbito podemos comemorar a quase extinção da MTV. Ainda existe o YouTube, tudo bem, mas lá existe tanta outra coisa que não é uma ameaça tão grande. Ok, vocês devem estar pensando "esse cara é louco, daqui a pouco vai falar que a Globo é do capeta!". Não se trata de serem mega corporações controladoras de mentes, mas sim da exploração visual que estes meios utilizam. Muitas vezes assisti a um video clipe e achei bacana para logo em seguida ouvir apenas a música e descobrir que ela nem era tão boa assim...

Lembre-se: quanto mais música você ouvir, será mais fácil encontrar suas verdadeiras influências. Até mais!


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.