Dica: 3 discos essenciais!

|

,Olá pessoal! Vou deixar aqui a dica de 3 álbuns que são essenciais para quem está aprendendo a tocar guitarra.
É complicado quando se está aprendendo, conseguir evoluir tocando músicas de qualquer artista por que não se consegue muitas vezes enxergar as escalas naquilo que se está fazendo. Ou seja: você não toca. Apenas repete as notas escritas na tablatura sem entender nada daquilo...
Meu conselho é que você não tente aprender tudo sozinho. Procure um bom professor na sua cidade que vai lhe ajudar a entender as lições, aplicar o que se aprendeu na prática e lhe permitir uma evolução mais rápida.
Muito bem, vamos aos discos.

Led Zeppelin - Led Zeppelin II

Um clássico absoluto do Rock N Roll! Músicas como Wholle Lotta Love, Thank You, Heartbreaker e Livin Lovin' Maid vão fazer com que seus dedos fiquem loucos para fazer uma pentatônica. Jimmi Page criou solos e licks que são referência até hoje para qualquer guitarrista. Sem contar que seus licks são copiados a torto e a direito...
Destaque para Lemmon Song: o improviso no meio desta música vai fazer você visualizar perfeitamente o uso da pentatônica.

Deep Purple - Machine Head

Não preciso dizer que este disco influenciou onze entre dez guitarristas em qualquer parte do mundo. Ritchie Blackmore tem um estilo, ao mesmo tempo, refinado e virtuoso. Tirando Highway Star, que é demais para quem está começando, todas as músicas são muito boas de se acompanhar com a guitarra. Com uma abordagem diferente da pentatônica daquela praticada por Jimmi Page, os solos de Blackmore vão abrir seus horizontes e lhe fazer enxergar as maravilhas desta escala. Destaque para o solo de Maybe I'm A Leo, simples e genial.

Pink Floyd - The Wall

David Guilmour. Esse guitarrista constrói obras-primas com seus solos e bases únicas. Com um feeling acima da média, Guilmour criou os solos mais belos de sua época. Mesmo tendo no currículo o Dark Side Of The Moon, foi no The Wall que ele se superou, apesar de apenas tocar as músicas que foram compostas, em sua maioria, por Roger Waters. Neste disco temos Another Brick In The Wall - pt II, Mother, Young Lust, Hey You, Run Like Hell e a maravilhosa Comfortably Numb que tem um dos solos mais belos de todos os tempos.

Espero que estas dicas o ajudem a aumentar suas influências, ampliar seus horizontes musicais e, assim, lhe tornar um melhor músico.
Até mais.




Compre Led Zeppelin II, Machine Head e The Wall no Submarino!

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, sou Gualter e gostaria de lhe dar parabéns pelo trabalho de orientação aos iniciantes como eu.
Seu blog já está nos meus preferidos.
Sem ser invasivo, mas como sugestão: acho que você poderia tentar fazer parcerias, pois sua proposta é muito interessante e há outros blogs que poderiam somar audiência.

Obrigado. Gualter.

Tiago Matias disse...

Olá, Gualter! Obrigado pelos elogios e principalmente pela sugestão! Estamos sempre buscando parcerias com outros sites e blogs para oferecer sempre um conteúdo relevante àqueles que estão iniciando na guitarra. Temos consciência de que a colaboração faz com que alcancemos muito mais objetivos do que o trabalho individual.
Obrigado, mais uma vez, pela sugestão!

Diego Matias disse...

Se souber de algum outro blog sobre guitarra, ou mesmo rock, é só dar um toque, comentar aqui ou mandar um email pra gente, ok?

Abraços!!! Volte sempre!!!

Andrei Luswarghi disse...

Eu acho que, ainda assim, você poderia adicionar, do Pink Floyd, o mais clássico ainda Dark Side of the Moon. Os solos de Time e Money são inesquecíveis.
Sem desmerecer, claro, o The Wall. E, das outras bandas, foram duas escolhas ótimas, parabéns pelo blog :)

Diego Matias disse...

Sem dúvida! Infelizmente essas listas são sempre injustas com alguém, mas no caso do Dark Side of The Moon, podem chamar isso de... absurdo! Onde já se viu esse discão ficar de fora!?

Acho que vou reescrever este post...

Obrigado pelo comentário!! Abraço!!! :-)

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Não são permitidas ofensas e comentários com qualquer teor religioso. Atenham-se ao assunto do post. Comentários sem nome não serão aprovados.