Wolfmother - White Unicorn

|


Em 2005 a banda australiana Wolfmother lançou seu auto-intitulado disco de estréia. Com as melhores influências dos anos 70 - Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple são explicitamente citados - e uma pegada Hard Rock, Andrew Stockdale (voz e guitarra), Criss Ross (baixo e teclado) e Myles Heskett (bateria) fizeram um dos melhores discos pra quem gosta do bom e velho Rock and Roll.

A transcrição deste post é o riff da introdução de White Unicorn, a terceira faixa do álbum e é muito simples de se executar. Para os que estão começando a ler tablatura, basta fazer a posição do acorde D (Ré Maior) nas várias partes da escala indicadas pela tablatura.

Clique para ampliar.

Clique para ouvir.

Jimi Hendrix - Purple Haze

|


Herói para muitos, Jimi Hendrix foi um fenômeno absoluto do Rock and Roll e é considerado o maior guitarrista de todos. Nas décadas de 60 e 70, Hendrix incendiava e quebrava guitarras, simulava sexo com os amplificadores do palco e tocava muito. Muito mesmo.

Seja devido aos seus incríveis solos ou por ter se destacado numa época de racismo nos EUA, Hendrix é, e sempre será um ícone inesquecível.

Esta faixa está no disco de estréia do The Jimi Hendrix Experience chamado Are you Experienced? (1967). O álbum ocupou o 2° lugar no Reino Unido na época, atrás apenas do Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band.


Agora vamos à transcrição do riff inicial que é simples e tão bom quanto a música toda. Divirta-se!

Clique para ampliar.

Clique para ouvir.

Gostou? Então clique aqui e saiba mais sobre Jimi Hendrix.

Skid Row - In a Darkened Room

|


Nos anos 80, o Rock teve seu alcance multiplicado pelos vídeo-clips da MTV, fenômeno que mudou completamente o jeito com que todos ouviam música. Mas não foi apenas isso. Duas décadas atrás as bandas eram visualmente impressionantes.

Foi aí que houve o Hard Rock teve o seu auge. Bandas como o Guns n' Roses, Poison, Twisted Sisters, e o Skid Row fizeram muito sucesso e, assim como apareceram foram deixadas de lado no início da década seguinte.

Mas não há como negar a qualidade das bandas dos anos 80. E como grande fã do Hard Rock que sou, deixo aqui a transcrição do solo inicial de In a Darkened Room, faixa do excelente álbum Slave to The Grind (1991).

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Para executar este solo você precisa usar o captador do braço. Se sua guitarra tiver capdadores duplos, soará melhor ainda. Até mais!

Breaking The Law - Judas Priest

|


Essa é uma banda obrigatória para quem gosta de Heavy Metal e Breaking The Law é um clássico absoluto do gênero. Lançada no disco British Steell de 1980, Breaking The Law tem uma introdução bem simples e marcante.
Não há dificuldade em sua execução, portanto ligue sua guitarra e divirta-se! Até mais.


Qualquer dúvida ou sugestão, é só comentar o post.

Clique para ampliar.

Clique para ouvir.

Guitarra Slide III

|

Bem, chegamos à última parte do nosso guia sobre Guitarra Slide. Espero que até aqui você tenha lido os guias anteriores e que eles tenham te ajudado a dominar essa técnica muito interessante.

Nos primeiros dois guias, você viu como usar o slide corretamente, como não desfinar e alcançar sempre a nota certa, e aprendeu algumas técnicas mais avançadas. Neste último, o que você vai encontrar são sujestões de discos e músicas que são excelentes exemplos para você apurar o seu feeling.

Qualquer dúvida ou sujestão, me mande um email, ok?

Clique aqui para baixar o guia de slide em formato PDF. Ou clique aqui para ler o texto original.

E aqui vão dois vídeos muito legais de slide guitar:

Guitarra Slide II

|

Olá!!! Aqui está a segunda parte do nosso guia sobre Guitarra Slide. Na primeira parte, o guia tratou de informações básicas (até demais). Agora, o texto de Adrian Levi nos mostra algumas técnicas e dicas preciosas para você não fazer feio com sua guitarra.

Vamos a ele! Clique aqui para baixar a segunda parte do guia. Ou clique aqui para ler o guia original (em inglês).

Este guia possui sete partes. Mas, acredito que conseguirei publicar o artigo todo aqui no blog dividindo-o em três posts.

P.S.: O texto foi adaptado durante a tradução. Portanto desprezem algumas diferenças e o tom pessoal utilizado no artigo original, ok? Até mais!

Moptop - Moonrock

|


Temos no nosso blog um exemplo interessante pela sua origem. Diferentemente dos outros posts, este aqui cita uma banda nova: O Moptop.

A banda carioca que começou em 2003 conseguiu um contrato com a gravadora Universal e hoje tem o privilégio de ser conhecida no Brasil inteiro. Fatos à parte, temos aqui o riff da música de trabalho do primeiro álbum deles executado pelo guitarrista Rodrigo Curi, fortemente influenciado pelo hype da cena indie mundial.

O riff vale pela sua energia e simplicidade. E aguardemos o próximo disco.

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Esse exemplo é bem simples. Aproveite para treinar a sua palhetada e tente executá-lo em diferentes partes do braço da guitarra.

Guitarra Slide

|

Este post fala sobre uma das técnicas mais legais da guitarra: o slide.

Muitos de nós já deve ter visto grandes guitarristas (Joe Perry, Slash, David Gilmour, pra citar alguns) executando ótimos solos como aquele tubo de metal na mão. E quem já tentou tocar como eles deve saber que não é tão simples quanto parece.

Mas depois de muita procura, encontrei no site WholeNote.com um texto explicando muito bem os detalhes necessários para utilizar esse recurso tão interessante.

O guia disponível nesse post é a primeira de sete partes e fala sobre tipos de slide e ajustes para a sua guitarra (afinação, ação). Assim que terminar de traduzir as outras partes do texto, vou posta-las aqui.

Até lá, aproveite a primeira parte do nosso guia de guitarra slide.

Clique aqui para baixar o guia em formato PDF. Você pode ler o texto original completo (em inglês) clicando aqui.

Se quiser colaborar, ajude a traduzir uma das partes do texto e envie para o meu email. Além de ajudar os outros leitores, seu nome vai aparecer aqui no blog...

Até o próximo post!

Tipos de Encordoamento

|

Quem está aprendendo a tocar guitarra, e mesmo aqueles que já têm um certo tempo de estrada, já devem ter ficado com dúvidas na hora de comprar um 0.9 e 0.10, veremos neste guia elaborado pelo Prof. Euler do Edon, quais os principais tipos e as diferenças de sonoridade entre as demais cordas.

Clique aqui para baixar o arquivo PDF. Ou clique aqui para ler o texto na página original.

Jeff Beck - Scatterbrain

|


O disco que reconheceu a genialidade de Jeff Beck, Blow By Blow de 1975 trouxe algumas surpresas para a época e era recheado de uma levada fortemente inspirada no funk.

Enfileirando ótimas músicas instrumentais durante suas 9 faixas Beck e sua banda (Max Middleton - Teclados, Phil Chenn - Baixo e Richard Bailey - Bateria) fizeram das músicas Air Blower e Scatterbrain algo perfeitamente inseparável.

A trancrição que temos neste post é o começo de Scatterbrain, onde a guitarra de Beck adiciona à levada criada por Bailey, uma atmosfera virtuosa.

Clique para ampilar.


Clique para ouvir.

Note que na tablatura não há notas ligadas com hammer on, então você terá que atacar todas as notas. Esta é uma boa oportunidade pra treinar a tão falada palhetada alternada, já que esta técnica é um requisito obrigatório para quem quer tocar com agilidade.

Bee Gees - Stayin' Alive

|


Riffs de guitarra são onipresentes. Não importa o que você esteja ouvindo, sempre haverá um. Mas o escolhido para este post, definitivamente não é qualquer um, pois esse foi, certamente, um dos riffs mais executados nos anos 70 e pode ser reconhecido por 10 entre 10 habitantes do planeta Terra.

Tocado por
Allan Kendall, a introdução de Stayin' Alive dos Bee Gees ficou no imaginário popular graças à atuação dançante de John Travolta no filme Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever) de 1977.

Fatos históricos à parte, temos aqui um ótimo exemplo da era
disco, que influenciou meio mundo e tomou de assalto as paradas daquela década.

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Led Zeppelin - Stairway to Heaven

|

Temos aqui um exemplo de como o Rock marcou a história do mundo de maneira definitiva.

Na década de 70, o Rock and Roll teve sua experiência máxima: Grandes bandas, grandes concertos, histeria e guitarras geniais. Some-se a isso, movimentos sociais e liberação sexual. Esse foi o palco perfeito para as experimentações e extravagâncias da maior de todas as bandas: Led Zeppelin.

Foi nesse contexto que a banda fincou os pés na história através da sua música; e Stairway to Heaven é responsável direta por isso. Se você é - como eu sou - mais um fã incondicional dessa banda magnífica, não perca essa chance: plugue sua guitarra, aumente o volume e toque esse solo incrível!

Clique para ampliar.

Clique para ouvir.

Gostou? Então deixe um comentário!

Creedence Clearwater Revival - Hey Tonight

|


Quem é fã do bom e velho Rock and Roll tem no Creedence uma referência segura. Em toda sua carreira, a banda liderada por John Fogerty fez músicas inesquecíveis como a onipresente Have You Ever Seen The Rain?.

Outro clássico incrível que sugere todo o clima dos anos 70 ao longo dos seus acordes é Hey Tonight. E dela escolhemos o riff inicial para transcrever aqui.

Clique para ampliar.

Clique para ouvir.

Ao executar este riff, preste muita atenção às suas palhetadas. Elas precisam ser precisas para não errarem as cordas que devem ser tocadas, assim como também não podem atacar cordas a mais. Divirta-se!

Dicas de Manutenção II

|


Continuando o post anterior, temos mais um guia sobre como cuidar da sua guitarra. Desta vez, o texo (excelente) foi elaborado pelo professor, músico, engenheiro e luthier Luis Felipe, do site EI Música.

Clique aqui para baixar o guia em formato PDF. Ou clique aqui para ver o texto no endereço original.

Dicas de Manutenção

|


Aqui vai um manual com dicas de manutenção da guitarra, retirado do site www.mvhp.com.br. Para baixar o arquivo PDF, clique aqui.

Dire Straits - Sultans of Swing

|


Este é o solo que fez o Dire Straits despontar e, a despeito de sua curta discografia (7 discos em 14 anos), colocou a banda no hall das grandes bandas que serão sempre lembradas.

Tudo isso se deveu a fatores bastante particulares. Enquanto outras bandas se destacavam com solos supersônicos, o Dire Straits tinha uma cozinha coesa. Perfeita.

Impossível não falar do mérito de Mark Knopfler, o guitarrista que tocando sem palheta (finger style), conseguiu elaborar esse solo incrível, e deixando sua marca na história da guitarra.

O solo de Sultans of Swing não é difícil. Embora a complexidade aumente na parte final (e mais empolgante) da execução, ele está baseado na pentatônica e Knopfler utiliza o mesmo lick para formar várias frases.

Clique para ampliar.

Clique para ouvir.

Aproveite para colocar sua palhetada (alternada, claro) em dia, ou coloque a mão na massa e execute o finger style.

Logo Riffs & Solos

|

Se você lê o Riffs & Solos e gosta das trancrições e dicas postadas aqui, adicione nosso logo no seu blog ou site. Assim você contribui com o nosso propósito: ajudar quem está começando a tocar!

Para isso, apenas copie o código HTML abaixo e cole no seu blog.

Riffs & Solos



Se você tem um blog sobre música e guitarra e quer se tornar nosso parceiro, mande um email pelo nosso link de contato e teremos o maior prazer em divulgar seu blog ou site.

Escala Menor Harmônica

|

A escala menor harmônica é muito utilizada no rock e no heavy metal. Vocês devem reconheçê-la por sua sonoridade um tanto "oriente-médio". Você já deve tê-la ouvido em solos do Slash (Double Talkin' Jive, Do It For The Kids) e Ritchie Blackmore (Gates of Babylon, Stormbringer).

Estude o shape da escala, utilize-a por todo o braço da guitarra e com certeza você conseguirá criar ótimos solos quando souber dominá-la. Além da escala, você pode ouvir um exemplo retirado do solo da música Ando Meio Desligado regravada pelo Bando do Velho Jack e executado pelo guitarrista Fábio Terra. Bons estudos e até a próxima!

Clique aqui para ampliar.


Clique aqui para ouvir.

Clique aqui para baixar uma apostila sobre a escala elaborada pelo J. Junior do site www.guitarx.com.br

Metallica - Blackened

|

A trasncrição deste post vem de Blackened, do álbum ...And Justice for All (1989) do Metallica. Esse disco marca a estréia do baixista Jason Newsted no lugar antes ocupado por Cliff Burton, que faleceu em 1986 durante a turnê do Master of Puppets.

Este é o riff inicial da música e define com sua rapidez e peso, todo o direcionamento agressivo do disco que os fãs da banda aguardavam na época.

Para executar a introdução com fidelidade, você vai precisar de uma boa distorção com muito peso, assim como a utilizada por Kirk Hammet e James Hetfield, guitarristas da banda.

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Dê bastante atenção ao palm mutting. Se a técnica não for utilizada com precisão, seu riff vai ficar com cara de "mal-tocado".

The Rolling Stones - (I Can't Get No) Satisfaction

|


Aqui vai o riff mais conhecido do mundo. Essa introdução faz milagres há 40 anos - pergunte para quem estava no show em Copacabana - e provavelmente até sua vó conhece.

Dificuldade zero e pra ser mais generoso ainda, vai junto a transcrição completa em PDF. Até a próxima!

Clique para ampliar.

Clique para ouvir.

Estamos trabalhando para gravar os exemplos com a guitarra plugada para que todos possam ouví-los sendo executados de verdade. Então aguardem que em breve eles estarão aqui.


Clique aqui para baixar a transcrição em PDF.


Legião Urbana - Tempo Perdido

|


De todas as bandas nacionais que marcaram a década de 80, a Legião Urbana foi, sem dúvida, a que alcançou um maior grau de abstração em suas composições.

Graças a Renato Russo, a banda conseguiu arrastar multidões de fãs (leia-se seguidores) por toda a sua importante carreira e produziu pelo menos 3 sucessos em cada disco lançado.

Nesta transcrição temos a inconfundível introdução de Tempo Perdido, executada por Dado Villa-Lobos no disco Dois do Legião, e foi especialmente escolhida por ter um apelo muito interessante tanto para guitarristas, quanto para quem toca violão.

A dificuldade desse riff é zero. Com apenas uma ou duas tentativas, você conseguirá executá-lo. Apenas preste atenção à duração das notas.

Ouça o original e mãos-à-obra!

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Tutorial - Problemas e possíveis soluções

|

guitarra


Desde a criação do Riffs & Solos, o nosso objetivo é informar e ajudar. E foi procurando mais um modo de ajudar você a tocar, que encontrei um ótimo texto sobre como resolver certos problemas com a guitarra.

Este texto estava no Cifra Club e foi muito bem elaborado pelo Abimael Ferreira Silva Jr.

Quem já toca há algum tempo deve conhecer alguns dos problemas relatados na apostila: cordas trastejando e perdendo a afinação, amplificador chiando e guitarra dando choque elétrico! são os mais comuns.

Se você começou há pouco tempo, pode ir se preparando para enfrentá-los. Mas não se preocupe: com este manual de sobrevivência e o nosso Riffs & Solos, você vai lidar muito bem com todos esses incovenientes. Aproveite!

Clique aqui para baixar o nosso manual em formato PDF.

Clique aqui para ler o texto original.

Pink Floyd - Mother

|

Nesse post temos um dos mais bonitos solos de guitarra já feitos! E nele, David Gilmour prova que técnica não diz respeito apenas à velocidade das palhetadas.

A transcrição deste post é o solo de Mother, música que faz parte do disco/filme/biografia The Wall (duplo) de 1979.

Durante toda a execução, Gilmour mostra sua excelente técnica com bends e usa todo o seu feeling para elaborar frases belas e marcantes. Esse é um daqueles solos que "contam uma história" ao longo de suas notas. E vale a pena apreciar cada segundo.

Treine até que seus bends soem firmes. Ouça o solo original para absorver a pegada e duração de cada um deles.

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Led Zeppelin - Black Dog

|


Ahh, o Led Zeppelin...Considerada por milhões de pessoas como a maior banda de todos os tempos. O genial quarteto formado por Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonhan, compôs as músicas mais lisérgicas dos anos 70 e criou riffs e solos inesquecíveis.

Nosso exemplo é a música de abertura do grandioso álbum Led Zeppelin IV, disco que tem entre suas faixas um clássico absoluto: Stairway to Heaven.

Para executar esse riff, você precisa conhecer a música muito bem ou irá se enrolar com a duração das notas. No entanto, esse não é um exemplo difícil. Assim como os dos demais posts, esse foi escolhido para quem está começando a ler tablatura. Até a próxima!


Clique para ampliar.

Clique para ouvir.

Aerosmith - Walk This Way

|


Clássico absoluto do Hard Rock dos anos 70, esta música integra o 3° disco da banda que lhes alavancou a carreira. Nos anos 80, quando ninguém mais lembrava do Aerosmith, o Run DMC (Grupo de RAP americano) fez um cover dela com a participação do guitarrista Joe Perry e desde então o Aerosmith é uma das maiores bandas do planeta.

Dizem que eles estão vindo no primeiro trimestre para uns shows na América Latina e podem passar pelo Brasil.

Vamos ao exemplo. Este é o riff principal da música, tocado bem no início. Tem um groove bacana e uma pegada característica. O trecho é tocado com palm mutting e tome cuidado para não esbarrar em outras notas.

Clique para ampliar

Clique para ouvir o exemplo.

Iron Maiden - The Wicker Man

|


Depois de postar o conceito e um exemplo do Power Chord, vamos vê-lo funcionando na introdução da música The Wicker Man do Iron Maiden. A banda de Heavy Metal mais famosa do mundo possui inúmeros exemplos de solos e riffs excelentes para estudar as técnicas usadas por todo guitarrista.

Escolhemos essa introdução para que você possa se familiarizar com o palm muting, conceito que será muito utilizado por ser bastante popular em todos estilos em que se usa guitarra.

Comece com calma até conseguir a prática necessária para tocar a 190bpm que é o tempo original da música. Divirta-se!

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Power Chords

|


Você já deve ter ouvido um som de guitarra firme e coeso, com um riff tão poderoso que derrubaria uma parede. Bem, apesar de toda essa agressividade e ataque existirem por causa do efeito de distorção, essa sonoridade muito comum principalmente no Heavy Metal é obitida com os Power Chords.

Power Chords são simplificações dos acordes pois são compostos apenas pela nota fundamental mais a quinta. Por exemplo: enquanto a tríade do acorde Sol Maior (G) é composta pelas notas fundamental (G), terça (B) e quinta (D); o Power Chord possui apenas a fundamental (G) e a quinta (D). O som obtido dessa combinação é coeso e direto.

Siga os exemplos da figura abaixo e tente usar os fundamentos que você conheceu ao aprender a tablatura para lhes dar diferentes sonoridades. Dica: Power Chord com palm muting é o mais clássico.

Clique para ampliar.

Execute os Power Chords no tempo que julgar necessário mas observe que a notação da partitura pede que cada um deles dure 4 tempos.

Deep Purple

|

Stormbringer


A
transcrição escolhida para esse post é a do primeiro solo que Ritchie Blackmore executa em Stormbringer, primeira música do álbum homônimo de 1974. Esse solo é um ótimo exemplo pra treinar os bends e suas durações já que os primeiros licks são compostos de bends curtos de 1 tom e o final do solo tem um bend mais comprido que precisa ser sustentado.


Atenção para não ultrapassar a nota. Treine devagar até que seus bends fiquem precisos e firmes.

Divirta-se!

Para baixar o exemplo, clique no link com o botão direito do mouse e selecione "Salvar link como..."

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.

Smoke on The Water



Agora temos transcrito abaixo, um dos riffs mais famosos do Rock and Roll. Smoke on The Water foi gravada em 1972 e conta a história de como o álbum Machine Head foi gravado. Vamos transcrever aqui a sua introdução que é muito simples e feita usando double stops.

Ao executar o riff, deixe de lado a sua palheta e toque com os dedos (finger style), assim você conseguirá uma sonoridade semelhante à da gravação original. Lembre-se: Essa música é um patrimônio e muito disso se deve à essa introdução.

Clique para ampliar.


Clique para ouvir.